Grandes traders admitem desmatar o Cerrado

traders soja

As seis grandes traders do mundo compraram soja e outros produtos que vieram de áreas recém desmatadas no Cerrado. As seis – Cargill, Bunge, ADM, LDC, Cofco e Glencore – fazem parte do Soft Commodities Forum e, no começo do mês, publicaram relatórios sobre o impacto dos seus negócios no desmatamento. Juntas, responderam pelo desmatamento de uma área de 90 mil hectares, quase toda no Matopiba. Estes relatórios serão atualizados a cada seis meses, a partir de agora. No site do Forum é possível baixar os seis relatórios. O Valor deu a notícia.

A Cargill, no entanto, é contra uma moratória da soja para o Cerrado, nos moldes da que existe para a Amazônia. Neste último bioma, a soja produzida em áreas recém desmatadas não é comprada pelas grandes. Já para o Cerrado, a Cargill entende que a moratória “não é o instrumento adequado para solucionar a questão” e que “pedir que as empresas excluam produtores das suas cadeias não resolve o problema – simplesmente o transfere para outras empresas ou atividades”. A empresa não disse o que resolve o problema.

Rômulo Batista, do Greenpeace, falou ao Valor: “Não constam nem ações nem nada parecido com um plano. Seria risível, se a situação não fosse tão grave.”

 

ClimaInfo, 28 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)