Antártida perde muito mais gelo marinho do que o Ártico

gelo marinho

A quantidade de gelo marinho acumulado na Antártida vem diminuindo muito rapidamente desde 2014; muito mais rapidamente do que no Ártico. A Antártida perdeu nestes pouco mais de 4 anos a mesma quantidade de gelo que o Ártico levou 34 anos para perder. Não se sabe a causa, o que preocupa porque, assim, não se sabe se o processo parará, continuará ou até acelerará. Ao longo de 40 anos antes de 2014, a extensão de gelo só aumentou. Esse aumento chegou a ser usado por negacionistas para mostrar que não havia aquecimento. O argumento derreteu tão rapidamente quanto o gelo. O noticiário internacional se preocupa muito mais com o gelo no Ártico. Pelo jeito, o perigo mora mais embaixo.

A pesquisa foi publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences dos EUA (PNAS). O The Guardian escreveu a respeito.

Em tempo: o derretimento do gelo marinho não eleva o nível do mar, mas acelera o aquecimento global porque a superfície mais escura da água absorve mais calor do que a superfície clara e reflexiva do gelo.

 

ClimaInfo, 3 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)