Que parte de “F*deu, galera!” vocês ainda não entenderam?

A Terra Inabitável

Para ler (resenha e livro):

Nesta saborosa (se é que pode ser saboroso um texto sobre o fim dos tempos) resenha do livro “A Terra Inabitável”, o jornalista Claudio Angelo conta como o livro foi gestado a partir de uma matéria publicada em 2017 pelo jovem jornalista nova-iorquino David Wallace-Wells. A matéria, “publicada sob o título nada sutil de “The Uninhabitable Earth” (“A terra inabitável”) na capa da New York Magazine, (…) dizia que o aquecimento global era muito mais sério do que o debate público sobre o tema fazia supor. Na real, devido a efeitos de retroalimentação climática que apenas começavam a ser entendidos pela ciência, o esquentamento da Terra causaria nada menos do que a extinção dos seres humanos nas próximas décadas.”

Claudio relembra que “a reportagem foi amplamente vilipendiada – não pelo lobby da indústria fóssil ou pela Casa Branca de Donald Trump, mas, incrivelmente, por cientistas do clima. O climatólogo Michael Mann, da Universidade da Pensilvânia, disse que a abordagem ‘alarmista’ de Wallace-Wells não ajudava a engajar o público e que as alegações extraordinárias apresentadas pelo repórter careciam de suporte por evidências igualmente extraordinárias (…)

Wallace-Wells não apenas não recuou diante das críticas como ampliou sua reportagem. A terra inabitável virou livro – 376 páginas do puro creme do alarmismo climático. É um grito sem meias-palavras sobre o tamanho da crise, que agarra o leitor pelo colarinho e o esbofeteia na cara. Um libelo cujo tom orgulhosamente apocalíptico talvez seja a única maneira de as pessoas entenderem o recado dado logo na primeira linha: ‘É pior, muito pior do que você imagina’.”

A resenha de Claudio Angelo pode (e deve) ser lida aqui. A tradução para o português, publicada pela Companhia das Letras, pode ser adquirida neste link.

 

ClimaInfo, 9 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)