As implicações econômicas das mudanças climáticas

8 de julho de 2019

Se o aquecimento global for mantido sob 1,5°C até o final do século, a economia mundial perderá US$ 54 trilhões. Se for mantido sob 2°C, perderemos US$ 69 trilhões, segundo o relatório ‘The Economic Implications of Climate Change” da Moody’s Analytics.

O relatório diz que “a mudança do clima (…) cria vencedores e vencidos e diferentes incentivos para a ação. As economias emergentes, os produtores de petróleo e os que vivem em climas mais quentes são os mais vulneráveis.”

A Moody’s afirma que as principais vulnerabilidades para a economia brasileira virão da queda de produtividade e da redução do turismo. O relatório prevê uma queda no PIB do país de até 2,5% em relação à performance no caso de ausência de alteração climática, a depender dos distintos cenários de concentração atmosférica de gases de efeito estufa analisados.

 

ClimaInfo, 8 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar