Seriam as árvores a “solução mais eficaz” para o aquecimento?

árvores

Uma nova pesquisa sugere que uma área muito maior que a do Brasil está disponível para o plantio de árvores em todo o mundo, informa a BBC News, o que “pode ter um impacto dramático na mudança climática”.

O estudo, publicado na Science, utilizou 80 mil imagens globais de satélite da cobertura de árvores e bancos de dados sobre as condições do solo e do clima para mostrar que o espaço disponível para as árvores é muito maior do que se pensava anteriormente, e poderia reduzir o CO2 na atmosfera em 25%: “a análise constatou que existem 1,7 bilhão de hectares de terra sem árvores”, informa o The Guardian, excluindo qualquer pressão sobre terras agrícolas e áreas urbanas. “A restauração florestal é de longe a nossa solução planetária mais poderosa hoje”, disse um coautor do trabalho, o Prof. Tom Crowther, à Scientific American.

No entanto, um cientista não envolvido no estudo advertiu que a estimativa é “muito vaga”, informa a Vox. Dois outros cientistas argumentaram na Conversation que “a melhor solução para a mudança climática continua ser a manutenção dos combustíveis fósseis no subsolo”. Eles ressaltaram que “o reflorestamento massivo só funciona se a atual cobertura florestal do mundo for mantida e aumentada” (o que nos parece óbvio). E acrescentaram: “Não será fácil, mas a sociedade precisa proteger as florestas que temos, e proteger as novas florestas perpetuamente para manter permanentemente o carbono sequestrado nas árvores e fora da atmosfera”.

 

ClimaInfo, 8 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)