Seriam as árvores a “solução mais eficaz” para o aquecimento?

8 de julho de 2019

Uma nova pesquisa sugere que uma área muito maior que a do Brasil está disponível para o plantio de árvores em todo o mundo, informa a BBC News, o que “pode ter um impacto dramático na mudança climática”.

O estudo, publicado na Science, utilizou 80 mil imagens globais de satélite da cobertura de árvores e bancos de dados sobre as condições do solo e do clima para mostrar que o espaço disponível para as árvores é muito maior do que se pensava anteriormente, e poderia reduzir o CO2 na atmosfera em 25%: “a análise constatou que existem 1,7 bilhão de hectares de terra sem árvores”, informa o The Guardian, excluindo qualquer pressão sobre terras agrícolas e áreas urbanas. “A restauração florestal é de longe a nossa solução planetária mais poderosa hoje”, disse um coautor do trabalho, o Prof. Tom Crowther, à Scientific American.

No entanto, um cientista não envolvido no estudo advertiu que a estimativa é “muito vaga”, informa a Vox. Dois outros cientistas argumentaram na Conversation que “a melhor solução para a mudança climática continua ser a manutenção dos combustíveis fósseis no subsolo”. Eles ressaltaram que “o reflorestamento massivo só funciona se a atual cobertura florestal do mundo for mantida e aumentada” (o que nos parece óbvio). E acrescentaram: “Não será fácil, mas a sociedade precisa proteger as florestas que temos, e proteger as novas florestas perpetuamente para manter permanentemente o carbono sequestrado nas árvores e fora da atmosfera”.

 

ClimaInfo, 8 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar