Discurso de Bolsonaro vira ‘arma’ para produtores europeus

Produtores europeus

Produtores europeus agrícolas se mobilizam para evitar a possibilidade, mesmo que remota, do acordo entre o Mercosul e União Europeia (UE) entrar em vigor de forma antecipada, sem que se espere o pronunciamento de todos os Parlamentos nacionais, relata o matéria do Valor Econômico.

O motivo da preocupação é o histórico de acordos comerciais anteriores da UE com o Canadá e o Japão quando, antes da ratificação, a UE fez uma implementação provisória daqueles acordos para ter acesso aos mercados, segundo disse a diretora-geral do Comitê Europeu de Fabricantes de Açúcar (Cefs).

A mobilização dos produtores se apoia nos riscos trazidos a seus produtos pela concorrência como o Mercosul, assim como nas declarações de Bolsonaro sobre meio ambiente, trabalho infantil e outros temas particularmente sensíveis que consideram inquietantes.

Para alguns analistas europeus, Bolsonaro vem criando ruído adicional com sua retórica. Aumenta a confusão já provocada pelo ruído protecionista europeu e pelo estigma de Amazônia ameaçada que qualquer governo no poder em Brasília enfrentaria.

 

ClimaInfo, 9 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)