Marina Silva: “pressão internacional pode trazer benefícios para o meio ambiente”

Marina Silva

Da ex-ministra Marina Silva sobre as políticas ambientais dos últimos tempos: “Dilma colocou uma porção de cal, Temer uma pá de cal e Bolsonaro está dando o tiro de misericórdia”.

Em entrevista dada a Victória Damasceno para o Estadão, Marina listou os prejuízos ambientais, sociais e econômicos que estas políticas trazem para o país: “Do ponto de vista ambiental, há a emissão de CO2 que aumenta a temperatura da Terra. Existe a possibilidade de criação de maiores estresses hídricos, como os que vivemos em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Amazônia é a grande responsável pela maior parte do regime de chuvas brasileiro. Isso prejudica a agricultura, devido à escassez de chuvas. Do ponto de vista econômico pode prejudicar as exportações, pois o agronegócio começa a ser visto internacionalmente como aquele que consegue altos índices de produção em função da exploração predatória dos biomas brasileiros. Institucionalmente há o desmonte de políticas construídas há anos por diferentes governos.”

A ex-ministra também comentou o acordo comercial Mercosul-União Europeia: “O acordo não será ratificado se o governo continuar com as práticas e com o discurso de que não respeitará o compromisso brasileiro de combater o desmatamento. A pressão pode trazer benefícios à medida que o agronegócio se sentir ameaçado.”

x (x)