Marina Silva: “pressão internacional pode trazer benefícios para o meio ambiente”

11 de julho de 2019

Da ex-ministra Marina Silva sobre as políticas ambientais dos últimos tempos: “Dilma colocou uma porção de cal, Temer uma pá de cal e Bolsonaro está dando o tiro de misericórdia”.

Em entrevista dada a Victória Damasceno para o Estadão, Marina listou os prejuízos ambientais, sociais e econômicos que estas políticas trazem para o país: “Do ponto de vista ambiental, há a emissão de CO2 que aumenta a temperatura da Terra. Existe a possibilidade de criação de maiores estresses hídricos, como os que vivemos em São Paulo e no Rio de Janeiro. A Amazônia é a grande responsável pela maior parte do regime de chuvas brasileiro. Isso prejudica a agricultura, devido à escassez de chuvas. Do ponto de vista econômico pode prejudicar as exportações, pois o agronegócio começa a ser visto internacionalmente como aquele que consegue altos índices de produção em função da exploração predatória dos biomas brasileiros. Institucionalmente há o desmonte de políticas construídas há anos por diferentes governos.”

A ex-ministra também comentou o acordo comercial Mercosul-União Europeia: “O acordo não será ratificado se o governo continuar com as práticas e com o discurso de que não respeitará o compromisso brasileiro de combater o desmatamento. A pressão pode trazer benefícios à medida que o agronegócio se sentir ameaçado.”

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar