Amazônia sem lei

15 de julho de 2019

Para ler:

A Agência Pública publicou duas matérias sobre a ausência de lei na Amazônia. Em Ourilândia do Norte, no Pará, a reportagem é sobre a Fazenda 1.200. Nela, famílias têm casas incendiadas e são atacadas a tiros em uma escalada de violência em um conflito pela posse da terra que já teve várias audiências na Justiça: “Assim que o juiz marcou a audiência de desocupação, as famílias sofreram um ataque, algumas casas foram alvejadas. Depois teve a audiência, ficou estipulado um prazo de 45 dias corridos para que as famílias saíssem voluntariamente da área. Uma semana depois da audiência, as famílias sofreram esse novo ataque: tiros contra as casas e os barracos queimados. A gente observa que cada vez que há um revigoramento da liminar de reintegração de posse há um novo ataque violento”, afirma Jamila Pereira de Carvalho, que integra o grupo de advogados da Comissão Pastoral da Terra, órgão ligado à Igreja Católica que acompanha conflitos agrários no país.”

A segunda reportagem se passa em Rio Maria, também no Pará, e acompanha a investigação sobre a morte do agricultor e sindicalista Carlos Cabral, possivelmente em outra disputa pela posse da terra.

A Pública também reuniu outras reportagens e entrevistas já publicadas relacionadas à Amazônia sem lei.

 

ClimaInfo, 16 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar