Por mais petróleo, Brasil quer aumentar o limite de seu mar territorial

17 de julho de 2019

Pesquisas indicam a existência de uma reserva de até 30 bilhões de barris de petróleo na plataforma continental, mas fora do limite de 200 milhas náuticas determinado pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. o Brasil está pleiteando estender este limite para 350 milhas, o que, além de incluir a reserva de petróleo, agregaria mais quase 1 milhão de km2 ao território nacional. O ponto chave é o país mostrar que a plataforma continental realmente se estende até tão longe.

A emissão da queima desses 30 bilhões de barris acrescentaria 25% ao que o mundo todo emitiu no ano passado. Talvez, para o mundo, fosse melhor que o limite do Brasil continuasse com as atuais 200 milhas.

A notícia saiu no Hakai Magazine.

 

ClimaInfo, 17 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar