A Alemanha e a Amazônia que Bolsonaro não viu e não gostou

Bolsonaro

Como Bolsonaro cria cada vez mais factoides, suas mentiras têm pernas cada vez mais curtas. No final de junho, ao voltar da reunião do G20, ele declarou ter convidado “Emmanuel Macron e Angela Merkel para sobrevoar a Amazônia. Se eles encontrarem um quilômetro quadrado de desmatamento entre Boa Vista e Manaus, concordaria com eles na questão ambiental. Sobrevoei a Europa, já por

duas vezes, e não encontrei um quilômetro quadrado de floresta.”

Já comentamos no começo da semana a notícia no Estadão que informou que, só neste ano, já se desmatou mais de 200 km2 entre Manaus e Boa Vista. Agora, Astrid Prange de Oliveira, da Deutsche Welle desmente a outra parte da frase de Bolsonaro. Ela explica que, a Alemanha tem 114 mil km2 de floresta, cerca de um terço de seu território.

Se é verdade que, no total, a fração do território brasileiro coberto por florestas é maior, isto se deve ao desmatamento da Amazônia ter começado para valer há menos de 50 anos. Se tomarmos como base de comparação o restante do Brasil, a fração florestada é bem menor do que a da Alemanha.

Astrid deixa uma pergunta no ar: “O presidente diz que não há floresta na Europa, sendo que um terço da Alemanha é mata. O que ele acha que os alemães têm a aprender com o Brasil?”

 

ClimaInfo, 25 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)