Combustíveis fósseis são bem menos eficientes do que se supunha

combustíveis fósseis

Depois de um artigo publicado por pesquisadores da Universidade de Leeds na Nature, os combustíveis fósseis não mais poderão ser propagandeados como mais eficientes do que as fontes renováveis.

Um dos números relativos aos fósseis repetidos à exaustão diz que, ao queimar combustíveis fósseis se obtém, em média, 25 unidades de energia para cada unidade usada na extração do dito cujo.

A história contada pelo trabalho científico é outra. A conta tradicional contabiliza – corretamente – a energia necessária para a extração do petróleo e do gás natural. O que esta conta não leva em consideração é a energia gasta nas refinarias. Ao se contabilizar esta etapa, os 2combustíveis fósseis5 viram 6. Ou seja, obtém-se 6 unidades de energia para cada unidade gasta para extrair, processar e transportar o combustível fóssil até o lugar onde este será queimado.

Essa relação é praticamente a mesma para a solar fotovoltaica, fonte que usa muita energia para a produção das células. Igualmente importante para a conta é o gasto de energia para extrair os fósseis, que só tende a aumentar porque as reservas mais baratas estão se acabando. O paper foi comentado pela Bloomberg.

 

ClimaInfo, 25 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)