O insustentável futuro do Brasil

26 de julho de 2019

“O Brasil caminha para ser um país insustentável, mais desigual e mais degradado nos próximos dez anos, se as políticas sociais e ambientais atuais forem mantidas”, afirma um relatório entregue ao secretário- geral da ONU, António Guterres, pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030).

O GT é formado por organizações da sociedade civil como Ação Educativa, IDEC, ICLEI, Engajamundo e Igarapé, dentre outras, segundo informa Jamil Chade no UOL.

Apesar da maioria dos dados se referirem ao período até 2018, o GT diz que as “políticas para promover a igualdade e o acesso à justiça social e ambiental vêm perdendo status, orçamento ou foram simplesmente eliminadas nos últimos seis meses”. E que um mapeamento das ações do governo Bolsonaro “mostra um rápido desmantelamento dos programas estratégicos para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, alimentado por políticas ultraliberais, elitistas e ineficazes que aprofundam a crise socioeconômica que, por sua vez, é usada para justificar a degradação ambiental e a agressão social.”

Chade conta um pouco sobre cada um dos aspectos abordados no relatório: a pobreza e a desigualdade galopantes, a precarização dos serviços de saúde e educação, a depreciação da igualdade de gênero, o desemprego e, ao final, o meio ambiente. Vale a leitura. O relatório 2018 do GT pode ser baixado daqui.

 

ClimaInfo, 26 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar