O insustentável futuro do Brasil

Brasil

“O Brasil caminha para ser um país insustentável, mais desigual e mais degradado nos próximos dez anos, se as políticas sociais e ambientais atuais forem mantidas”, afirma um relatório entregue ao secretário- geral da ONU, António Guterres, pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030).

O GT é formado por organizações da sociedade civil como Ação Educativa, IDEC, ICLEI, Engajamundo e Igarapé, dentre outras, segundo informa Jamil Chade no UOL.

Apesar da maioria dos dados se referirem ao período até 2018, o GT diz que as “políticas para promover a igualdade e o acesso à justiça social e ambiental vêm perdendo status, orçamento ou foram simplesmente eliminadas nos últimos seis meses”. E que um mapeamento das ações do governo Bolsonaro “mostra um rápido desmantelamento dos programas estratégicos para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, alimentado por políticas ultraliberais, elitistas e ineficazes que aprofundam a crise socioeconômica que, por sua vez, é usada para justificar a degradação ambiental e a agressão social.”

Chade conta um pouco sobre cada um dos aspectos abordados no relatório: a pobreza e a desigualdade galopantes, a precarização dos serviços de saúde e educação, a depreciação da igualdade de gênero, o desemprego e, ao final, o meio ambiente. Vale a leitura. O relatório 2018 do GT pode ser baixado daqui.

 

ClimaInfo, 26 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)