Sibéria, Alasca e Groenlândia em chamas

incêndios florestais

O Ártico está queimando. As temperaturas estão anormalmente altas e estão ocorrendo muitos incêndios florestais. Na Sibéria, o governo russo finalmente decretou estado de emergência em quatro regiões depois que o fogo se espalhou por uma área do tamanho da Bélgica. Desde o começo de junho, são mais de 100 incêndios e, desde o começo do ano, estima-se que o fogo tenha queimado mais de 12 milhões de hectares.

No Alasca, já são mais de 400 incêndios florestais este ano que queimaram quase 500 mil hectares de floresta, e a Groenlândia também registrou sua cota de incêndios.

Enquanto isso, as geleiras da região estão derretendo 100 vezes mais rápido do que se imaginava, informa a National Geographic brasileira.

A Organização Meteorológica Mundial afirma que “a parte norte do mundo está esquentando mais rapidamente do que o resto do planeta. O calor seca as florestas, tornando-as mais suscetíveis a queimar. Um trabalho recente mostrou que as florestas boreais estão, hoje em dia, queimando a taxas raramente vistas nos últimos dez mil anos.

As notícias saíram no  The Guardian, no The Independent, no Financial Times e na Inside Climate News.

 

ClimaInfo, 01 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)