Sibéria, Alasca e Groenlândia em chamas

1 de agosto de 2019

O Ártico está queimando. As temperaturas estão anormalmente altas e estão ocorrendo muitos incêndios florestais. Na Sibéria, o governo russo finalmente decretou estado de emergência em quatro regiões depois que o fogo se espalhou por uma área do tamanho da Bélgica. Desde o começo de junho, são mais de 100 incêndios e, desde o começo do ano, estima-se que o fogo tenha queimado mais de 12 milhões de hectares.

No Alasca, já são mais de 400 incêndios florestais este ano que queimaram quase 500 mil hectares de floresta, e a Groenlândia também registrou sua cota de incêndios.

Enquanto isso, as geleiras da região estão derretendo 100 vezes mais rápido do que se imaginava, informa a National Geographic brasileira.

A Organização Meteorológica Mundial afirma que “a parte norte do mundo está esquentando mais rapidamente do que o resto do planeta. O calor seca as florestas, tornando-as mais suscetíveis a queimar. Um trabalho recente mostrou que as florestas boreais estão, hoje em dia, queimando a taxas raramente vistas nos últimos dez mil anos.

As notícias saíram no  The Guardian, no The Independent, no Financial Times e na Inside Climate News.

 

ClimaInfo, 01 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar