Grandes incêndios florestais convivem com enchentes na Sibéria

5 de agosto de 2019

Incêndios destruíram mais de 3 milhões de hectares de florestas na Sibéria na semana passada, quando o fogo foi alimentado tanto pelas árvores quando pelas turfeiras que surgem pelo derretimento do permafrost. As fotos de satélite mostram uma vasta área coberta por fumaça. A Siberian Times publicou uma matéria sobre o permafrost com vídeos e fotos impressionantes.

A tragédia siberiana foi agravada na região do Lago Baikal, onde chuvas torrenciais provocaram inundações que destruíram pontes e barragens. Ainda se teme que os rejeitos de uma velha planta de papel e celulose acabem sendo levados pela enxurrada e contaminem o grande lago. A notícia também é do Siberian Times.

A Vox também publicou uma matéria sobre estes incêndios. E a Economist publicou uma matéria sobre os incêndios em toda a região Ártica.

 

ClimaInfo, 5 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar