Um ministro-astronauta da não-ciência

7 de agosto de 2019

Bernardo Esteves observou, na Piauí, que no anúncio do novo sistema de monitoramento do desmatamento estavam presentes o presidente, o ministro do meio ambiente, o ministro das relações exteriores e o general Augusto Heleno. O ministro-astronauta não foi convidado, embora seja hoje o responsável pelo INPE e pelos sistemas que monitoram o desmatamento. Para Esteves, isto mostra que a ciência não faz parte do novo governo.

O artigo traz opiniões de vários cientistas preocupados com a ciência no Brasil e com o desmatamento na Amazônia. Vale destacar uma fala de Ildeu Moreira, da SBPC, quem ligou o ataque ao INPE ao ataque ao IBGE (na questão do Censo) e à Fiocruz (na pesquisa sobre drogas): “Esse é um movimento que desvaloriza o conhecimento científico e sinaliza o incômodo provocado por dados produzidos por instituições que são do Estado brasileiro”. Pelo jeito, o governo não sabe o que é ciência, meio ambiente e a diferença que há entre ele e o Estado brasileiro.

No final de semana, Marcelo Leite mostrou na Folha que a ciência brasileira trabalha hoje com ¼ dos recursos de que dispunha há quatro anos. Para aqueles que acham que a ciência nada tem de especial, que não é o único setor do Brasil a enfrentar penúria de verbas, Marcelo responde que sim, a ciência tem algo de especial: segundo a SBPC, “para cada real investido em pesquisa [estima-se que] haja um retorno econômico de até 12 reais, a depender da área do conhecimento. Cerca de 70% do PIB dos países industrializados são gerados na economia do conhecimento.”

Em tempo: um artigo da Nature fala da súbita entrada de oficiais do exército para filmar os presentes a uma reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no mês passado, o que lembrou atos semelhantes ocorridos durante a ditadura militar.

 

ClimaInfo, 8 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar