Ministro quer explorar petróleo na Foz do Amazonas

8 de agosto de 2019

Não demorou para a exploração de petróleo na Foz do Amazonas voltar à baila. Ontem, o ministro Tarcísio Freitas da infraestrutura mostrou porque faz parte deste governo: “A discussão tem que ser mais técnica, mais racional. Por que a gente não pode explorar petróleo na Foz do Amazonas, se a Guiana, do lado, está explorando? (…) O poço de petróleo só irá gerar riqueza e benefício para a sociedade se ele for explorado (…) Nós estamos sentados numa riqueza imensa esperando o valor no tempo acabar (…) O que nós estamos esperando?”

O valor do óleo, ministro, acabará porque a conta do aquecimento global sai mais cara do que a tal riqueza imensa. E, embora o aquecimento afete o mundo todo, a parcela brasileira desta conta será bastante alta, por exemplo na redução da produção agropecuária e na redução da geração hidrelétrica. Sem falar nos eventos extremos e da elevação do nível do mar que impactarão nossas cidades. O olhar do ministro só enxerga poucos centímetros à frente. O registro da fala ministerial foi feito por Paulo Cesar Pereira, d’O Globo.

 

ClimaInfo, 8 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar