O jet-stream do Atlântico Norte mudou

A onda de calor que passou pela Europa em julho foi provocada pelo jet stream do Atlântico Norte, que formou um bolsão prendendo o ar quente que veio do Norte da África.

Algo semelhante aconteceu sobre a Groenlândia. No ponto mais alto da camada de gelo, a temperatura muito raramente passa de 0°C. Mas no meio do calor, a temperatura chegou a 3,6°C, a mais alta nos 30 anos de registros. Neste pico, nos últimos 800 anos, esta foi a terceira vez que o pico começou a derreter. Uma das outras vezes foi há menos de 10 anos.

Estima-se que 60% de toda a camada deu sinais de derretimento.

Cientistas estão se debruçando sobre as mudanças, pelo aquecimento global, do comportamento do jet stream do Norte por causa de suas implicações sobre o clima, a produção agrícola e a elevação dos mares.

Talvez o exemplo mais claro desse aquecimento foi descrito numa matéria da Mashable. Neste verão, não havia nada de gelo no mar em uma faixa de 240 km da costa do Alasca. Cientistas dizem que isso é mais o efeito cumulativo de menos gelo, ano após ano, do que uma exceção devida a uma onda de calor excepcionalmente forte.

 

ClimaInfo, 9 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)