O presidente e a imagem de um Brasil ignorante

12 de agosto de 2019

Eliane Cantanhêde descreve bem Bolsonaro no Estadão e os riscos que o desmonte da política ambiental pode trazer ao país: “Que grande empresa quer colar sua marca num país que involui a olhos vistos na proteção ambiental?”, pergunta ela. E adiciona: “O governo mira a Europa, mas os EUA também desenvolveram uma forte consciência ambiental e uma ativa militância nessa área, com ou sem Trump. Ao atacar o então diretor e os dados científicos do INPE sobre desmatamento da Amazônia – em entrevista a correspondentes estrangeiros, frise-se -, o presidente fez exatamente o que ele acusa o professor Ricardo Galvão de ter feito: denegrir a imagem do Brasil no exterior numa área tão sensível.”

O mesmo Estadão, em editorial, afirma que “além de prejudiciais ao país, essas atitudes (do presidente em relação ao desmatamento e ao INPE) denotam impressionante ingenuidade: se o presidente pretende censurar os dados do INPE, terá muito trabalho e perderá tempo. Não impedirá o acesso de estrangeiros a imagens da Amazônia. Ninguém lhe contou isso?”

Não contaram muito mais: por exemplo, ninguém o informou que economizar no número de vezes que se vai ao banheiro tem pouca relação com o meio ambiente, como conta a Folha. A britânica BBC e as francesas Le Point e France24, entre outros veículos internacionais, deitaram e rolaram na brutalidade da frase.

 

ClimaInfo, 12 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar