Semana do Clima discute financiamento climático e mercados de carbono

21 de agosto de 2019

No segundo dia da Semana do Clima em Salvador houve mais discussões sobre os mercados de carbono – cuja criação deve ser um dos temas mais espinhosos da próxima Conferência do Clima em Santiago – e sobre veículos de financiamento climático.

A Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura apresentou sua visão da oportunidade para o país de uma eventual criação de mercados de carbono. A Coalizão lembra que o país tem um compromisso assumido no Acordo de Paris que precisa ser encarado com seriedade para manter sua credibilidade no panorama internacional. No que toca aos compromissos que envolvem florestas, a Coalizão enxerga oportunidades tanto no combate ao desmatamento ilegal, quanto na necessidade de reflorestar e recuperar 12 milhões de hectares de vegetação nativa.

Ana Champloni, do Ministério da Economia, entende que “as pessoas não estão interessadas em novos impostos. Hoje, o governo vê o mercado de carbono como uma alternativa mais viável para se precificar o carbono”. O presidente da Shell, André Araújo, também foi nessa direção: “Nós somos abertamente favoráveis ao mercado de precificação de carbono.”

Dani Chiaretti, no Valor, teve cuidado e delicadeza ao apontar contradições na posição brasileira sobre o tema nas negociações climáticas, trazendo as falas de Marcello Britto, da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), de Roberto Castelo Branco, do ministério do meio ambiente, de Ana Toni, do iCS, e de Fábio Cirilo, da Votorantim. O artigo reflete bem a complexidade técnica da discussão, porém inclui a ressalva de Amy Merrill Steen, do secretariado da Convenção do Clima da ONU:  “Engana-se quem acredita que esse é um embate legal. É um embate político”.

 

ClimaInfo, 21 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar