Amazônia na reunião do G7

G7 Amazônia

Os líderes dos países do G7, reunidos no sul da França, concordaram neste fim de semana em ajudar os países afetados pelos incêndios que assolam a Amazônia “o mais rápido possível”, anunciou o presidente da França, Emmanuel Macron, neste domingo (25).

Foi Macron quem colocou os incêndios amazônicos na pauta do G7. Por isso foi acusado de uso político dos incêndios pela equipe de Trump: “É nosso entendimento que a França está tentando fraturar o G7 ao empurrar questões fora dos temas sobre a economia global, a segurança nacional e o comércio internacional.”

Escreveram sobre o assunto O Globo, Folha, Estadão, The Guardian e a Deutsche Welle.

Em tempo: Na 6ª feira, Macron disparou nota com chumbo grosso: “Levando em conta a atitude do Brasil nestas últimas semanas, o presidente da República só pode concluir que o presidente Bolsonaro lhe mentiu por ocasião da cúpula [do G20] em Osaka.” A nota ecoou no mundo todo. Vale ver o lado francês nas matérias do Le Point e do Figaro e o daqui, na Veja. O UOL comentou tuíte do filho 03 chamando Macron de idiota. E o pai ainda quer que o moço assuma a embaixada nos EUA.

 

ClimaInfo, 26 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)