E segue a destruição de Terras Indígenas

Terra Indígena Areões

O Ibama informou ontem da destruição quase completa causada por incêndios florestais na Terra Indígena Areões, no nordeste do estado de Mato Grosso. Foram quase 220 mil hectares de muita destruição naquela TI, onde vivem cerca de 1.500 xavantes. Foram encontradas no chão espécimes de ipê, roxinho e jatobá, sinal da invasão da TI por madeireiros antes de alguém tocar fogo. O Estadão e o O Globo deram a notícia.

As Terras Indígenas têm sido alvos preferenciais dos incendiários. Na 2ª feira, comentamos aqui a contabilização de focos de incêndio em 148 TIs feita pelo ISA. Colocando mais gasolina na fogueira, Bolsonaro voltou a praguejar contra as Terras Indígenas em reunião anteontem com governadores dos estados da Amazônia, no que foi apoiado por governadores presentes. Há quem entenda estas falas como autorização para invadir e destruir o que não é seu. Folha, Exame e Valor falaram da reunião.

Em outra matéria, a Folha denunciou que centenas de invasores estariam se preparando para atacar aldeias xikrin na Terra Indígena Trincheira Bacajá, no Pará. O Ministério Público Federal pediu uma operação da Polícia Federal em caráter de urgência.

 

ClimaInfo, 29 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)