Brasil assina acordo para bônus verdes

24 de setembro de 2019

O ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinou um acordo com a Climate Bonds Initiative, uma ONG responsável pela certificação de projetos sustentáveis. Segundo a matéria do Estadão, “a iniciativa é promissora, não só pelos potenciais benefícios diretos para a infraestrutura, os negócios e o meio ambiente brasileiros, mas por mostrar que, em meio a uma tão contraproducente vociferação ideológica sobre questões ambientais, há quadros no governo empenhados em ‘harmonizar’, nas palavras do ministro, ‘a provisão da infraestrutura com a preservação e a sustentabilidade’”.

Em tempo: a notícia acima foi divulgada quase que simultaneamente à decisão da Justiça Federal que suspendeu a licença de funcionamento da Usina Hidrelétrica Sinop. Um laudo encomendado pela justiça apontou que a morte de peixes no Rio Teles Pires, nos dias 13 e 14 de junho desde ano, foi provocada pela falta de oxigênio na água. A usina já tinha sido condenada a pagar uma multa de R$ 50 milhões por outra mortandade de peixes, no mesmo rio Teles Pires, em fevereiro. Para quem conhece o rigor dos compromissos assumidos com a captação de recursos via green bonds, a ficha corrida da infraestrutura nacional – Balbina, Belo Monte, BR-163, Brumadinho, Mariana e, agora, Sinop, por exemplo – não é muito promissora.

 

ClimaInfo, 24 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar