‘IPCC da Amazônia’ mapeará riscos da floresta e soluções para evitar sua destruição

Amazônia IPCC

A crise ambiental da Amazônia mobilizou um grupo de cientistas que atuam na região unindo esforços para mapear os riscos de sua destruição e identificar meios para salvá-la, informa Giovana Girardi no Estadão.

O grupo lançou neste sábado, 21, na sede da ONU em Nova York, um painel científico sobre a Amazônia, mais ou menos nos moldes do IPCC, mas só com cientistas, sem governos. Serão reunidos pesquisadores de todos os nove países da Amazônia, predominantemente, mas também de outros locais que pesquisam a região.

A ideia é encabeçada por um dos principais climatologistas do Brasil, o cientista Carlos Nobre, e tem o apoio do economista americano, Jeffrey Sachs.

A maior parte do conhecimento científico necessário já existe, mas a ideia é encontrar os consensos, como ocorre com as mudanças climáticas, compilá-los em um só documento integrado, que seja acompanhado de recomendações para os tomadores de decisão e para o empresariado. A expectativa é que o relatório, com caminhos para a sobrevivência e o desenvolvimento sustentável da Amazônia, seja lançado já no final do primeiro semestre de 2020.

 

ClimaInfo, 24 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)