Discurso de Bolsonaro na ONU provoca reações no congresso dos EUA e entre governos da Europa

discurso de Bolsonaro na ONU

No que pode ser uma primeira consequência formal do discurso de Bolsonaro na ONU, a BBC informa que um grupo de deputados democratas apresentou ontem ao Congresso dos EUA uma resolução cancelando a designação do Brasil como aliado preferencial extra-OTAN e suspendendo todo o apoio militar e policial dos EUA ao governo brasileiro, “a não ser que o Departamento de Estado se certifique formalmente que medidas efetivas estejam sendo tomadas para evitar mortes injustificadas promovidas por agentes de segurança brasileiros, para investigar e judicializar mortes de ativistas e para cumprir com normas internacionais de Direitos Humanos”.

A resolução também solicita ao governo dos EUA que se oponha a financiamentos do Banco Mundial e do BID a “projetos que possam contribuir com o desmatamento ou incêndios em florestas tropicais da região amazônica”.

A Folha lembra que os democratas têm maioria na Câmara e atenta para o fato destas resoluções serem medidas legislativas que expressam posições de parlamentares e, uma vez aprovadas, devem ser levadas em consideração pelo governo, apesar de não terem força de lei.

Em outra matéria, a BBC informa que Merkel reagiu ao discurso de Bolsonaro com cinco palmas lentas e um sorriso irônico, e que Macron comentou: “Não é questão de lobby ou interesse, os lobbies são para destruir a floresta para seus próprios interesses. O que nós queremos fazer é ajudar pessoas, para elas mesmas e para o futuro da Amazônia, porque é um bem comum.”

O presidente francês também conversou por alguns minutos com o governador do Amapá, Waldez Góes. A conversa foi qualificada pela delegação francesa como um “encontro bilateral”. Góes disse que sempre vai deixar claro para Bolsonaro “que é preciso baixar o tom das palavras. É impossível se avançar na solução dos problemas sem manter as relações diplomáticas”.

Trump reagiu favoravelmente ao discurso de Bolsonaro: “Grande discurso, grande discurso, grande discurso”, disse, apertando as mãos do brasileiro e dando-lhe tapas nos ombros. E também a delegação da Nigéria, dizendo que Bolsonaro é “um homem forte” e que lembra o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, um militar com discurso feroz contra a corrupção.

 

ClimaInfo, 26 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)