Macron e a aliança para a prevenção de incêndios e a recuperação de áreas da Amazônia

Macron Amazônia

Em entrevista exclusiva a Ana Carolina Amaral, da Folha, logo durante a Assembleia Geral da ONU, Macron disse respeitar “a preocupação de Bolsonaro, mas obviamente nós respeitamos a soberania dos países.” Além de reforçar por três vezes que a cooperação internacional pela Amazônia respeita a soberania dos países, Macron disse que “a França é parte da Amazônia [referindo-se à Guiana Francesa], então eu devo ser eficiente em buscar soluções.”

Mais cedo, Macron havia se reunido com Merkel, com os presidentes de Colômbia e Bolívia, o vice-presidente do Suriname e com o presidente do Chile. A reunião serviu para criar uma aliança entre doadores e países amazônicos para recuperar áreas degradadas pelo fogo na Amazônia e prevenir incêndios.

Citando a França e a Alemanha entre os doadores da iniciativa, Macron afirmou que “quanto mais projetos concretos nós tivermos, mais nós vamos investir para combater a destruição da Amazônia (…) Todo mundo estava aqui. A porta está aberta para Bolsonaro também (…) Acho importante para Bolsonaro e para o povo brasileiro fazer parte dessa iniciativa”.

 

ClimaInfo, 26 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)