Boas novas sobre veículos elétricos

30 de setembro de 2019

Ônibus híbrido brasileiro: na semana passada, a Eletra lançou o primeiro ônibus híbrido desenvolvido no Brasil. O projeto é fruto de uma parceria entre a empresa, a fabricante de baterias Moura e a multinacional brasileira Weg. Uma matéria da epbr diz que, comparado com os convencionais, o ônibus híbrido consome 28% menos diesel, emite apenas 5% do material particulado emitido pelo convencional e 30% menos dióxido de carbono.

Vans elétricas na Amazon: a Amazon fez um pedido de 100.000 vans elétricas para suas entregas. O primeiro lote de 10.000 Rivians (marca rival da Tesla) será entregue em 2021 e o restante até 2030. É a maior encomenda de veículos elétricos feita até hoje.

McRecarga: as lanchonetes da rede McDonald’s na Suécia estão se transformando numa rede de recarga de veículos elétricos. Segundo a Inside EVs, “depois de ter instalado suas primeiros estações de recarga em 2009, a cadeia tem, agora, 55 pontos em todo o país. A expansão de estações de recarga continuará, visto que o McDonald’s tem como meta instalar as estações em todos seus restaurantes drive-thru.”

Conversão de veículos para elétricos: Guilherme Guerra conta no Estadão que “a fabricante de motores WEG fará uma parceria com a gaúcha FuelTech, especializada em injeção eletrônica de veículos, para converter veículos equipados com motores a combustão interna em veículos elétricos. A iniciativa será voltada a veículos de competição e passeio; devem ser vendidos kits com diversos níveis de potência. Valores e data de lançamento não foram divulgados.”

PL propõe renúncias fiscais para veículos elétricos: ontem, o deputado federal, Carlos Henrique Gaguin, protocolou um projeto de lei na Câmara definindo uma política de renúncias fiscais para ônibus e veículos elétricos para mais de dez passageiros. Seriam zerados o IPI, o IOF sobre as operações de créditos e seguros, assim como PIS/Pasep e Cofins. As frotas de transporte público ainda ganhariam um desconto de 30% na eletricidade utilizada na recarga dos ônibus, desconto esse válido por 10 anos e bancado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

 

ClimaInfo, 01 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar