Salles vai se encontrar com as gigantes europeias da química e dos automóveis

Salles Europa

A turnê do ministro Ricardo Salles tem sido marcada por cancelamentos de agendas. Isto aconteceu algumas vezes nos EUA, primeira parada da turnê. E voltou a acontecer na 6ª feira, em Paris. Salles não foi a entrevista coletiva e mandou, em seu lugar, o embaixador junto às Organizações Internacionais Econômicas, Carlos Márcio Cozendey. O embaixador não soube explicar por que Ricardo Salles resolveu não falar com a imprensa e tampouco onde estava o ministro.

Mas Salles conversou com alguns jornalistas franceses. Ao Le Figaro, Salles disse ter “uma estratégia global apoiada no setor privado e fixando quatro prioridades: existência de um cadastro preciso das propriedades, definição das zonas econômicas e ambientais, aperfeiçoamento de controle e fiscalização e, o ponto mais importante, apostar no potencial econômico da biodiversidade.” A matéria do Le Figaro, que leva o título de ‘O Brasil contra ataca’, foi traduzida e está no site do Itamaraty.

Amanhã, Salles tem na agenda encontros com BASF e Bayer, e com as automotivas Mercedes-Benz e Volkswagen. A BASF tem a patente do Fipronil que, de acordo com a Agência Europeia de Substâncias Químicas, “causa danos a órgãos se a pessoa fica exposta por muito tempo ou repetidas vezes”. A notícia é do Unearthed.

 

ClimaInfo, 30 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)