Hidrelétricas na Amazônia voltam à pauta

15 de outubro de 2019

O governo quer desengavetar projetos de hidrelétricas e, para isto, incluiu no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) as usinas de Bem Querer (Roraima), Castanheira (Mato Grosso), Tabajara (Rondônia) e Telêmaco Borba (Paraná). Com exceção desta última, as outras ficam na Amazônia, o que dá um sinal de alerta para impactos ambientais, sociais e sobre as Comunidades Tradicionais.

Fernanda Trisotto, da Gazeta do Povo, conversou com gente do setor para entender, nas palavras dela, “por que o governo Bolsonaro quer desengavetar projetos de hidrelétricas do PT?” (Uma nossa observação: vale observar que estes projetos são anteriores aos governos petistas e se encaixam bem na lógica do setor.)

Adilson de Oliveira, ex-professor da UFRJ, pondera que “a economia brasileira está estagnada. Se a economia não cresce, não há demanda crescente por energia.” E pergunta: “Precisamos desses projetos, se temos outras opções, como os parques eólicos? (…) Hoje, as centrais eólicas estão entrando no mercado brasileiro com relativa facilidade e vantagens econômicas e competitivas, pelo fato de termos grandes reservatórios feitos no passado que garantem a energia no período em que essas eólicas flutuam muito a produção. As hidrelétricas são importantes para dar estabilidade para o consumo de energia elétrica. Se continuarmos a expandir a energia eólica, a solar descentralizada,  vamos precisar de outro tipo de reservatório para segurança do suprimento elétrico.” E ele, como muitos outros, aponta para o gás natural do pré-sal, que pode ser queimado em termelétricas.

Infelizmente, o artigo não menciona o clima uma única vez. Como se o planejamento energético pudesse passar ao largo da crise climática.

 

ClimaInfo, 15 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar