Enfrentando um calor insuportável, Qatar começou a climatizar o ar livre

Qatar

O Qatar sedia a próxima Copa do Mundo em 2022. O evento, que sempre aconteceu nos meses do verão europeu, foi transferido para o final do ano para se aproveitar de temperaturas um pouco mais amenas. Na semana passada, em uma das obras dos 8 estádios, a temperatura ambiente chegou a 47°C. Os engenheiros estão experimentando dirigir o ar condicionado para as arquibancadas. Como o ar frio é mais pesado, ele desce até o campo e garante condições suportáveis para os jogadores.

O pequeno país é praticamente uma ilha cercada pelo Golfo Pérsico, e as águas do Golfo estão aquecendo mais rapidamente do que as de outros mares. O Qatar é, depois do Ártico, um dos locais que aquecerá mais rapidamente.

Para sobreviver ao calor do verão, o Qatar não só condiciona o ambiente de seus estádios de futebol, mas também ambientes ao ar livre em mercados, calçadas, e até mesmo em shoppings ao ar livre para que as pessoas possam fazer compras com uma brisa fresca. “Se você desligar o ar condicionado, será insuportável. Não dá para funcionar eficazmente”, diz Yousef al-Horr, fundador da Gulf Organization for Research and Development.

A ironia é que toda a eletricidade do país vem de térmicas a gás natural que aquecem ainda mais o planeta. A matéria saiu no Washington Post.

 

ClimaInfo, 21 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)