Enfrentando um calor insuportável, Qatar começou a climatizar o ar livre

20 de outubro de 2019

O Qatar sedia a próxima Copa do Mundo em 2022. O evento, que sempre aconteceu nos meses do verão europeu, foi transferido para o final do ano para se aproveitar de temperaturas um pouco mais amenas. Na semana passada, em uma das obras dos 8 estádios, a temperatura ambiente chegou a 47°C. Os engenheiros estão experimentando dirigir o ar condicionado para as arquibancadas. Como o ar frio é mais pesado, ele desce até o campo e garante condições suportáveis para os jogadores.

O pequeno país é praticamente uma ilha cercada pelo Golfo Pérsico, e as águas do Golfo estão aquecendo mais rapidamente do que as de outros mares. O Qatar é, depois do Ártico, um dos locais que aquecerá mais rapidamente.

Para sobreviver ao calor do verão, o Qatar não só condiciona o ambiente de seus estádios de futebol, mas também ambientes ao ar livre em mercados, calçadas, e até mesmo em shoppings ao ar livre para que as pessoas possam fazer compras com uma brisa fresca. “Se você desligar o ar condicionado, será insuportável. Não dá para funcionar eficazmente”, diz Yousef al-Horr, fundador da Gulf Organization for Research and Development.

A ironia é que toda a eletricidade do país vem de térmicas a gás natural que aquecem ainda mais o planeta. A matéria saiu no Washington Post.

 

ClimaInfo, 21 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar