Óleo no Nordeste: Salles declara guerra ao Greenpeace

O ministro do meio ambiente continua gastando seu tempo distribuindo acusações ao invés de coordenar os esforços de limpeza do óleo do litoral. Segundo André Borges, do Estadão, Salles insinuou em tuíte que o óleo veio de um navio do Greenpeace que passou pelo litoral brasileiro. Qualquer pessoa minimamente informada percebe pela foto que não há como o pequeno barco carregar as centenas de toneladas de petróleo que já foram recolhidas das praias.

A Agência Lupa checou e verificou que as rotas dos navios do Greenpeace desmentem o tuíte de Salles sobre vazamento de óleo. A Folha, o Valor e O Eco, dentre outros, também deram a notícia.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tuitou um pito a sales no final da tarde: “Seu tuíte faz uma ilação desnecessária”

Para o Correio Braziliense, Salles qualificou o Greenpeace como organização “terrorista”.

O deputado federal, Júlio Delgado (PSB-MG), qualificou  o tuíte de Salles como irresponsável e leviano, e disse que o presidente Bolsonaro deveria exonerar o ministro hoje mesmo por essa declaração.”

O Greenpeace publicou uma nota esclarecendo a rota e o propósito da viagem do navio “Esperanza”; na nota, avisa que tomará “todas as medidas legais cabíveis contra todas as declarações do Ministro Ricardo Salles. As autoridades têm que assumir responsabilidade e responder pelo Estado de Direito pelos seus atos.”

 

ClimaInfo, 25 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)