Óleo no Nordeste: “Nunca houve desastre como esse”

acidente inédito

Acidente inédito: Fernanda Pirillo, do Ibama e responsável pelas operações de limpeza dos locais atingidos, disse para a Folha que nunca houve um desastre como esse, no qual não se sabe o quê ou quem é o responsável pelo petróleo que continua aparecendo e se espalhando, e pela extensão do desastre.

O Plano de Contingência ainda não foi devidamente acionado: Segundo João Valadares, da Folha, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com um recurso na justiça listando dez pontos que provam que a União ainda não acionou o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo (PNC) nos termos da legislação, buscando, com isso, obrigar o governo federal a acionar o PNC. Esta é a segunda vez em que membros do MPF tentam na  Justiça o acionamento do plano.

TAC em Pernambuco: A Justiça Federal determinou que o governo federal e o Ibama adotem uma série de medidas diante da contaminação das praias de Pernambuco pelo óleo, entre elas, que sejam realizados vistoria e estudos de todos os ecossistemas do litoral, além da verificação da eficácia das ações de prevenção.

Pescando petróleo: Pescadores e cientistas testam rede para captura de óleo no mar como medida de proteção à região de Abrolhos, no sul da Bahia. A notícia é do UOL.

“Dark ships”: O prof. William Nozaki explica o que são os dark ships e porque os navios sem bandeira ou sem transponders ganharam espaço no mundo. Neste momento, o embargo dos EUA à Venezuela e ao Irã força os dois países a venderem petróleo por debaixo do pano e a apelarem para os navios clandestinos para conseguir tirar o petróleo de suas águas e levá-lo até navios oficiais em águas internacionais. O artigo está na versão brasileira do Le Monde Diplomatique. No começo do mês, o Br Sputnik também publicou uma matéria à respeito.

Popularidade ainda mais ameaçada pelo óleo: Daniel Rittner e Matheus Schuch, do Valor, contam que “a inteligência do governo vê chances de insatisfação e mau humor na classe média, especialmente do Centro-Sul, que pretende passar as festividades de fim de ano ou as férias escolares de janeiro no litoral do Nordeste.” Um dos temores é o que o óleo venha de um petroleiro que teria afundado, o que poderia prolongar o desastre até o verão dos turistas. Rittner e Schurch citam um assessor presidencial preocupado: “Um pequeno petroleiro carrega 60 mil toneladas de óleo. Dá um calafrio só de pensar nisso.”

 

ClimaInfo, 29 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)