Chove menos na Amazônia por causa do desmatamento

31 de outubro de 2019

Um trabalho que acaba de sair na revista RMetS,  da Royal Meteorological Society, mostrou que, “para cada 10% de aumento de desmatamento em relação à área florestal existente, o início das chuvas atrasa meio dia e elas duram 1 dia a menos”.  Por isso, a estação das chuvas na Amazônia agora dura quase 1 mês menos que no século passado e passou a começar quase 6 dias mais tarde. Abrir novas áreas, ao gosto do presidente, reduzirá ainda mais as chuvas em toda a região.

A produção agropecuária já está sendo afetada pelo desmatamento, principalmente em Rondônia e Mato Grosso. Uma das primeiras “vítimas” do impacto do desmatamento no clima local é a viabilidade das segundas safras, principalmente as de milho.

Talvez alguém possa fazer a conta do valor da produção que se deixou de produzir e colher por haver menos chuvas. Talvez os produtores dessas regiões se dêem conta que já perderam dinheiro e perderão ainda mais se não forem para a linha de frente contra o desmatamento.

 

ClimaInfo, 31 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar