“Guardião da Floresta” Guajajara é assassinado

3 de novembro de 2019
Guardião da Floresta
Patrick Raynaud

O Guardião da Floresta, Paulo Paulino Guajajara, foi assassinado na 6ª feira. Segundo o Greenpeace, “uma emboscada feita por madeireiros no interior da Terra Indígena Araribóia, região de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão, entre as Aldeias Lagoa Comprida e Jenipapo, resultou no assassinato do indígena Paulo Paulino Guajajara, nesta sexta-feira (01/11). Segundo informações obtidas até este momento, o Guardião Laércio Guajajara também foi baleado durante o atentado e um madeireiro teria morrido.” A BBC, Mongabay e a Amazon Watch também deram a notícia.

Finados: A SOS Mata Atlântica organizou no sábado uma manifestação em São Paulo em memória às vítimas de crimes ambientais. O Globo falou com Malu Ribeiro, coordenadora da SOS: “Ao mesmo tempo que é um dos países com mais biodiversidade no mundo, o Brasil é o país que mais mata ativistas”, disse. “O assassinato do Guardião Guajajara é o mais recente exemplo disso. É por essas pessoas que nosso ato foi realizado, pela situação de desmonte de nossa política de meio ambiente e pela degradação ambiental cotidiana de nosso país. É um momento de urgência e precisamos da participação e do engajamento de todos nessa luta. É da vida de todos que estamos falando.”

 

ClimaInfo, 4 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar