Principais petrolíferas precisam cortar ⅓ de sua produção para ficarem dentro da meta do Acordo de Paris 

3 de novembro de 2019

A Carbon Tracker (CT) diz que, para a manutenção do aquecimento global abaixo de 1,5°C, as grandes petroleiras precisam cortar drasticamente suas emissões, sendo que a única maneira segura de fazê-lo é cortar a produção de petróleo e gás. O trabalho usa as contas do orçamento de carbono (quanta emissão ainda é possível antes de se passar o limite de temperatura). A CT distribuiu o orçamento global entre os setores econômicos e, em seguida, entre as grandes empresas. As petroleiras emitem muito gás de efeito estufa ao longo de todo o processo de extração, transporte e refino. Nas contas da CT, não entram as emissões da queima dos combustíveis fósseis que elas produzem – isso fica para a conta dos consumidores.

Segundo o trabalho, até 2040, a ExxonMobil teria que cortar metade de suas emissões; já a Shell, que vem investindo mais que as outras, ainda teria que cortar 10% das suas.

O The Guardian comentou o relatório.

 

ClimaInfo, 4 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar