Caminhões pesados elétricos com células de combustível 

japoneses e coreanos

Embora os fabricantes de automóveis japoneses e coreanos ainda acreditem que os automóveis elétricos que usam célula de combustível têm boas chances frente aos que usam baterias, analistas se mostram céticos. As acentuadas reduções de custos que continuamos a ver nas baterias tornam muito difícil a competição para as células de combustível. Os tempos de carregamento cairão à medida em que os carros se tornarem capazes de aceitar mais de 50 kW.

Mas para os caminhões pesados de longa distância a história é diferente. Um caminhão com dez toneladas de capacidade de carga pode precisar de duas toneladas de baterias a bordo, o que reduziria significativamente sua capacidade de transporte de carga. As células de combustível podem funcionar bem, e estamos vendo um interesse crescente por parte dos fabricantes globais.

A Cummins mostrou um veículo conceitual impressionante na principal feira norte-americana. A Hyundai fez o mesmo, concentrando-se nas potenciais vantagens de design dos veículos a hidrogênio, incluindo mais espaço para as amenidades do motorista, como chuveiros e instalações para cozinhar.

 

ClimaInfo, 5 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)