Clima congelante nos EUA

EUA congelante

As temperaturas mergulharam rapidamente nos EUA nesta semana e, para ontem, se esperava 70% da população experimentando temperaturas em torno do ponto de congelamento.

Um mergulho na corrente de jato está levando o ar do Ártico a praticamente todo o país, fazendo nevar no Meio-Oeste e no Nordeste e congelando os termômetros no Sul.

“Muitos dos extremos climáticos sem precedentes que vimos nos últimos anos foram eventos extremos de verão – ondas de calor, incêndios florestais, etc. – mas também estamos vendo aumentos de extremos durante o outono, o inverno e a primavera (…) Há uma assinatura da mudança climática causada pelo homem”, disse o cientista Michael Mann em um vídeo sobre os extremos deste outono. E Michael continuou: “O aquecimento incomum do Ártico parece estar influenciando o comportamento do fluxo de jatos do hemisfério norte de uma forma que produz aquelas grandes ondulações com picos e depressões no fluxo de jatos.”

O New York Times, a CNN e o Washington Post deram a notícia. O site Climate Signals tem um texto-base sobre as correntes de jato e sua influência nestes frios extremos.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)