Brasileiros nascidos hoje terão dificuldade para respirar no futuro

crianças nascidas a partir de agora

A vida de todas as crianças nascidas a partir de agora será profundamente afetada pelas mudanças climáticas, segundo a última versão do relatório Lancet Countdown: Tracking Progress on Health and Climate Change lançado na noite de ontem (13) e comentado por Daniela Chiaretti, no Valor, e por Phillippe Watanabe, na Folha.

Uma criança nascida hoje, no Brasil, provavelmente terá dificuldade para respirar durante seu crescimento e sua vida. Uma preocupação destacada pelo relatório para o Brasil é o crescimento do uso de carvão. O documento mostra que o uso desse tipo de fonte de energia no país triplicou nos últimos 40 anos, embora seja ainda pequena a participação das termelétrica a carvão na matriz energética nacional.

Esta criança também enfrentará mosquitos transmissores de doenças, como a dengue, em maior quantidade.  A dengue, por exemplo, sofre forte influência de chuvas, temperatura – elementos relacionados às mudanças climáticas – e da urbanização. Mundialmente, 9 dos 10 anos mais propícios para a transmissão da dengue ocorreram do ano 2000 para cá, e atualmente metade da população mundial está em risco.

Também não faltarão eventos climáticos extremos. No Brasil, os incêndios florestais afetaram 1,6 milhão de pessoas desde 2001/2004. Até agosto, o Brasil teve seu maior número de queimadas desde 2010.

O relatório traz várias recomendações, entre elas uma que diz respeito às florestas brasileiras: precisamos reafirmar o compromisso com o desmatamento ilegal zero até 2030.

Dani Chiaretti destaca que, se a rota traçada no Acordo de Paris for seguida e o limite ao aquecimento global for bem abaixo de 2°C em 2100, as crianças que nascerem hoje poderão crescer em um mundo que conseguirá chegar às emissões líquidas zero quando tiverem 31 anos. Isso garantirá a elas, e às gerações futuras, uma vida mais segura.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)