Nanopartículas de poluição atmosférica são associadas ao câncer de cérebro

13 de novembro de 2019

Partículas ultrafinas (nanopartículas) são produzidas pela queima de combustível, especialmente em veículos movidos a diesel, e exposições a concentrações mais elevadas aumentam significativamente as chances das pessoas contraírem câncer.

A pesquisa analisou os registros médicos e a exposição à poluição de 1,9 milhão de canadenses adultos entre 1991 e 2016. Estudos deste tipo fornecem evidências, mas não um nexo causal. Os pesquisadores disseram que a correlação observada entre câncer cerebral e nanopartículas era “surpreendentemente consistente“.

A descoberta de nanopartículas tóxicas abundantes da poluição do ar em cérebros humanos foi feita em 2016. Uma análise global abrangente feita no início de 2019 concluiu que a poluição do ar pode estar prejudicando todos os órgãos e praticamente todas as células do corpo humano.

O ar tóxico tem sido associado a outros efeitos no cérebro, incluindo enormes reduções na inteligência, casos de demência e problemas de saúde mental em adultos e crianças. A Organização Mundial da Saúde diz que a poluição do ar é uma “emergência silenciosa de saúde pública”.

O novo estudo, publicado na revista Epidemiology, descobriu que um aumento de um ano na exposição à poluição de 10.000 nanopartículas por centímetro cúbico – a diferença aproximada entre ruas urbanas calmas e movimentadas – aumentou o risco de câncer cerebral em mais de 10%.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar