Qual é o “futuro verde” possível para a navegação internacional?

transporte marítimo global

Manter a mudança climática sob controle exigirá a redução da pegada de carbono associada ao transporte marítimo global, o qual transporta a maior parte do que é comercializado em todo o mundo. Isto já foi acordado pela indústria naval e por governos. O desafio atual é chegar a um acordo sobre políticas que sejam adequadas à escala da crise.

Em artigo publicado pelo Project Syndicate, Pascal Lamy, ex-diretor geral da OMC e atual comissário europeu para o comércio, analisa o acordo produzido pela Organização Marítima Internacional (IMO) no ano passado. Nele, a navegação internacional se comprometeu a, até 2050, reduzir suas emissões de gases de efeito estufa a “pelo menos” metade das emissões correntes, enquanto dá passos para começar este processo de redução antes de 2023.

Lamy adianta más notícias: as discussões sobre as melhores políticas para alcançar os objetivos do acordo estagnaram. Por outro lado, ele diz que os formuladores de políticas têm a oportunidade de voltar aos trilhos durante a nova rodada de negociações internacionais que acontece neste mês em Londres.

Lamy descreve no artigo uma ampla gama de opções políticas que podem fazer uma diferença significativa e que estão em discussão.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)