Qual é o “futuro verde” possível para a navegação internacional?

13 de novembro de 2019

Manter a mudança climática sob controle exigirá a redução da pegada de carbono associada ao transporte marítimo global, o qual transporta a maior parte do que é comercializado em todo o mundo. Isto já foi acordado pela indústria naval e por governos. O desafio atual é chegar a um acordo sobre políticas que sejam adequadas à escala da crise.

Em artigo publicado pelo Project Syndicate, Pascal Lamy, ex-diretor geral da OMC e atual comissário europeu para o comércio, analisa o acordo produzido pela Organização Marítima Internacional (IMO) no ano passado. Nele, a navegação internacional se comprometeu a, até 2050, reduzir suas emissões de gases de efeito estufa a “pelo menos” metade das emissões correntes, enquanto dá passos para começar este processo de redução antes de 2023.

Lamy adianta más notícias: as discussões sobre as melhores políticas para alcançar os objetivos do acordo estagnaram. Por outro lado, ele diz que os formuladores de políticas têm a oportunidade de voltar aos trilhos durante a nova rodada de negociações internacionais que acontece neste mês em Londres.

Lamy descreve no artigo uma ampla gama de opções políticas que podem fazer uma diferença significativa e que estão em discussão.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar