Geólogos devem se perguntar o que estão fazendo ao se envolverem com empresas da área de combustíveis fósseis

Bill McGuire

Bill McGuire, Professor Emérito de Geofísica e Riscos Climáticos do University College London, se desligou da Sociedade Geológica de Londres, depois de mais de 40 anos como membro, dizendo que é uma loucura aceitar dinheiro de empresas que causam a emergência climática.

A Sociedade Geológica diz que os geólogos desempenham um papel vital na transição para a economia de carbono zero, mas o Prof. McGuire disse à BBC News que “os geólogos sabem mais do que ninguém como um clima aparentemente estável pode mudar drasticamente, com consequências massivas (…) A Sociedade não deveria aceitar o patrocínio destas empresas e acostumar-se a isso. É uma loucura”; a declaração foi dada enquanto apontava para a página de patrocinadores corporativos no site da Sociedade, que mostra empresas como a Exxon Mobil que comprovadamente já tentaram desacreditar a ciência climática.

E McGuire continuou: “A Sociedade se pronuncia sobre a mudança climática de tempos em tempos, mas não menciona o apoio das empresas que estão causando o problema (…) A Sociedade conspira com os negadores da mudança climática. Esperemos que os membros mais jovens da Sociedade perguntem o que estão fazendo. Há muitos empregos de geologia em engenharia ou em energias renováveis”.

 

ClimaInfo, 20 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)