Maior concentração de terras incentiva desmatamento e conflito

Censo agropecuário

O Censo Agropecuário 2017 comprova o avanço do agronegócio brasileiro sobre o Norte e o Centro-Oeste do país, em biomas como o Amazônico e o Cerrado, o que contribui com o conflito por terras, a violência no campo e a destruição do meio ambiente, segundo estudiosos ouvidos pelo Repórter Brasil.

“Um primeiro impacto que deve ser considerado é o ambiental, com a perda da biodiversidade em função da supressão da vegetação nativa, além da possibilidade de alterações climáticas, como aumento da temperatura e mudanças no regime de chuvas”, disse Alexandre Arbex, pesquisador do IPEA. Arbex falou também de um segundo impacto social, com conflitos fundiários, assassinatos e expulsão de famílias de suas terras. “Esse avanço está associado à exploração ilegal de madeiras, grilagem e especulação imobiliária, cujo processo resulta no aumento de área desmatada e seu uso posterior em pastagens e monocultivos”.

Os números do Censo confirmam o avanço do agronegócio brasileiro em detrimento da agricultura familiar em todas as áreas do país, exceto no Nordeste, que tradicionalmente é dominado por pequenos produtores rurais.

A comparação entre os Censos Agropecuários de 2006 e 2017 revela um processo de concentração de terras e renda no campo, com redução de empregos. Veja alguns números:

– As terras destinadas à atividade agropecuária, que ocupavam 39% do território nacional em 2006, ocupavam 41% em 2017.

– O tamanho médio das propriedades, que era de 64 hectares por proprietário em 2006, aumentou para 69 hectares em 2017.

– Entre os dois Censos Agropecuários, houve uma redução de 9,5% no número de estabelecimentos da agricultura familiar, enquanto no agronegócio o crescimento foi de 35%.

– De 2006 a 2017, a receita total dos estabelecimentos da agricultura familiar cresceu 16%, enquanto nos demais estabelecimentos este crescimento foi de 69%.

 

ClimaInfo, 20 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)