Emissões globais de N2O se aceleram na última década

19 de novembro de 2019

O óxido nitroso (N2O), também conhecido como gás hilariante, é o 3º mais importante gás de efeito estufa de longa permanência na atmosfera, além de ser uma importante substância destruidora do ozônio estratosférico.

Já se sabia que a utilização de adubos nitrogenados gera emissões deste gás para a atmosfera, mas um trabalho publicado na Nature Climate Change constatou que as emissões globais de N2O aumentaram substancialmente a partir de 2009, e a um ritmo mais rápido do que o estimado pela abordagem de fatores de emissão do IPCC. A Ásia Oriental e a América do Sul foram as regiões que mais contribuíram para o aumento global.

Os pesquisadores estimaram as emissões de N2O a partir de três quadros globais de inversão atmosférica ocorridos no período 1998-2016. O maior fator de emissão e o aumento acelerado de emissões encontrado a partir das inversões sugerem que a emissão de N2O em escalas global e regionais pode ter uma resposta não linear aos altos níveis de emprego de adubos nitrogenados na agricultura.

Em tempo: o que é uma inversão atmosférica? Normalmente, a temperatura do ar diminui com o aumento da altitude. Mas, durante uma inversão, o ar mais quente é mantido acima do ar mais frio, ou seja,  o perfil de temperatura normal com a altitude é invertido.

 

ClimaInfo, 20 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar