Emissões globais de N2O se aceleram na última década

N2O

O óxido nitroso (N2O), também conhecido como gás hilariante, é o 3º mais importante gás de efeito estufa de longa permanência na atmosfera, além de ser uma importante substância destruidora do ozônio estratosférico.

Já se sabia que a utilização de adubos nitrogenados gera emissões deste gás para a atmosfera, mas um trabalho publicado na Nature Climate Change constatou que as emissões globais de N2O aumentaram substancialmente a partir de 2009, e a um ritmo mais rápido do que o estimado pela abordagem de fatores de emissão do IPCC. A Ásia Oriental e a América do Sul foram as regiões que mais contribuíram para o aumento global.

Os pesquisadores estimaram as emissões de N2O a partir de três quadros globais de inversão atmosférica ocorridos no período 1998-2016. O maior fator de emissão e o aumento acelerado de emissões encontrado a partir das inversões sugerem que a emissão de N2O em escalas global e regionais pode ter uma resposta não linear aos altos níveis de emprego de adubos nitrogenados na agricultura.

Em tempo: o que é uma inversão atmosférica? Normalmente, a temperatura do ar diminui com o aumento da altitude. Mas, durante uma inversão, o ar mais quente é mantido acima do ar mais frio, ou seja,  o perfil de temperatura normal com a altitude é invertido.

 

ClimaInfo, 20 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)