MMA perde quase 20% de seu corpo técnico em 2019

19 de novembro de 2019

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) perdeu quase 20% de seus analistas ambientais, segundo informa a BBC Brasil, que obteve os dados via Lei de Acesso à Informação. O registro do Painel Estatístico de Pessoal do Ministério da Economia, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão mostra que o total de servidores na pasta caiu de 476, em dezembro de 2018, para 395, em setembro de 2019, uma redução de 17%. São servidores técnicos com atribuições que vão do monitoramento de queimadas e do desmatamento na Amazônia ao acompanhamento do nível do mar na costa brasileira.

À BBC, os servidores que permanecem no Ministério do Meio Ambiente relataram paralisia ou desmobilização em diferentes secretarias, o que atrapalhou inclusive a resposta ao óleo no Nordeste. É o caso da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), à qual caberia a atribuição de lidar com a crise causada pelo vazamento de óleo. Outra área considerada prejudicada dentro da Secretaria de Qualidade Ambiental é a de gerenciamento costeiro, que tem, entre suas atribuições, evitar erosão de áreas litorâneas e acompanhar a elevação do nível do mar.

Funcionários da Secretaria de Biodiversidade, que dá encaminhamento a uma série de projetos financiados com recursos de organizações internacionais, como o Banco Mundial, afirmam que têm dificuldade em dar encaminhamento às demandas, que “são barradas por secretários e pelo ministro”.

Situação de paralisia também é relatada por analistas ambientais lotados no Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

 

ClimaInfo, 20 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar