Desmatamento avança pelo interior da Amazônia

20 de novembro de 2019

Estados que em geral apresentavam taxas menores de desmatamento, como Amazonas, Roraima e Acre, tiveram altas expressivas neste ano, de acordo com o PRODES 2019, indicando uma tendência de interiorização desse tipo de crime.

“O PRODES deste ano mostra que o desmatamento não está mais tão concentrado, o que parece ter a ver com a redução do controle”, comentou o ex-diretor do INPE e hoje diretor do secretariado do Grupo de Observações da Terra, Gilberto Câmara, a Giovana Girardi, do Estadão. Ele lembrou que, no Acre, o governador Gladson Cameli (PP) recomendou, em julho, que produtores rurais não pagassem multas ambientais que tivessem recebido. Não surpreende, portanto, que seu estado tenha apresentado uma alta de 55% no período, passando de 444 km² para 688 km² – a maior taxa desde 2004.

No caso do Amazonas, foi a maior taxa desde 2003: 1.421 km². O salto foi de 36%, fazendo com que o estado ocupasse o terceiro lugar entre os maiores desmatadores, superando Rondônia.

Roraima, por sua vez, viu o desmatamento crescer 216,4% entre agosto do ano passado e julho deste ano na comparação com o período anterior.

Para Raoni Rajão, da Universidade Federal de Minas, Amazonas, Acre e Roraima “são novas fronteiras de especulação, não de expansão e produção agropecuária”. Segundo ele, grande parte da perda no Amazonas pode estar ligada à especulação em torno do asfaltamento da BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM). Essa explicação também foi aventada por Tasso Azevedo, do SEEG.

 

ClimaInfo, 21 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar