Mortalidade de corais cresce após derramamento de óleo no Nordeste

26 de novembro de 2019

Estudo da Universidade Federal da Bahia mostra que a taxa de mortalidade de corais no litoral da Bahia cresceu até 10 vezes em algumas localidades após o derramamento de óleo. A análise, que é feita já há mais de 20 anos em quatro praias do litoral do estado, avalia a quantidade de animais por metro quadrado. O último levantamento, feito em outubro, ocorreu depois derramamento do óleo e mostrou grande queda em relação à análise realizada em abril deste ano: de 85 para 45, na Praia do Forte; de 86 para 48, em Itacimirim; de 88 para 49, em Guarajuba; e de 93 para 45, em Abai. O período reprodutivo dos animais vai de setembro a fevereiro, portanto a geração 2019 foi comprometida. A notícia é do Jornal Hoje.

Quem também constatou o impacto do derramamento do óleo sobre os corais foi o pessoal do Greenpeace, que fez uma expedição pelo litoral de Pernambuco, como informa o site Neomondo.

 

ClimaInfo, 26 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar