O AI-5 já chegou à Amazônia e às periferias

29 de novembro de 2019

O AI-5 – que está se tornando uma recorrente ameaça na boca de membros do primeiro escalão do governo – já se instalou na Amazônia e nas periferias urbanas. Como exemplo e evidência dessa afirmação, Eliane Brum narra a reunião pública realizada no dia 25 com atingidos por Belo Monte que ainda não foram reassentados, quando dois policiais militares ostensivamente armados paravam diante de cada pessoa e as obrigavam a mostrar seus cartazes de protesto antes que senadores entrassem, acompanhados de ruralistas e da direção da Norte Energia.

O causo é precedido de uma longa análise do cenário que impera nas periferias dos grandes centros urbanos e na Amazônia – no caso desta última, traçando um paralelo do recrudescimento da violência com as recentes iniciativas de autoafirmação e legítima defesa dos direitos dos povos autóctones, detalhando uma sequência de acontecimentos ocorridos no espaço de uma semana no Pará, estado que lidera o desmatamento no Brasil.

Não deixe de ler a íntegra do artigo.

 

ClimaInfo, 29 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar