O enorme impacto da mudança climática na agricultura e na pesca

1 de dezembro de 2019

Se o mundo continuar a emitir gases de efeito estufa como tem feito nos últimos tempos e não conter o aquecimento global até o final do século, 90% da população mundial terá menos comida no prato, por conta da perda de produção da agricultura e da pesca. Menos de 3% da população verá ganhos de produtividade, exatamente a que vive, hoje, nas regiões frias do Canadá e da Rússia.

Estes são resultados de um trabalho que acaba de sair na Science Advances, no qual os pesquisadores simularam a produtividade das lavouras e dos estoques de peixes em função das variações de temperatura, das chuvas, do grau de oxigenação da água nos oceanos e rios, dentre outros parâmetros conhecidos. Eles também levaram em conta os hábitos alimentares dos povos ao redor do mundo e o peso que a agricultura e a pesca têm nas economias dos países. Finalmente, incluíram na análise a capacidade de adaptação que cada país tem para enfrentar as consequências do aquecimento global. Reinaldo José Lopes comentou o trabalho na Folha.

 

ClimaInfo, 2 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar