Entidades do agronegócio abandonam coalizão com ambientalistas

4 de dezembro de 2019

A Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura, que reúne mais de 200 membros do setor produtivo, da academia e da sociedade civil, perdeu seis entidades-chave do agronegócio brasileiro como a Sociedade Rural Brasileira (SRB), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).  Giovana Girardi, do Estadão, apurou que a saída das entidades teria ocorrido para atender a um pedido do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, insatisfeito com o posicionamento da Coalizão, que chegou a fazer neste ano algumas manifestações duras sobre como o aumento das queimadas e do desmatamento da Amazônia prejudica a imagem do agronegócio. Salles já foi diretor da SRB e recebeu apoio da entidade quando foi indicado ao ministério.

Luiz Cornacchioni, cofacilitador da Coalizão e diretor executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) – que também representa várias entidades do setor – disse que elas continuam a bordo. “Não temos medo de protagonismo. E essa é a casa do protagonismo, do exercício de consensos. Parte gigante do agronegócio está com a gente. Nossa função é manter as pontes em pé e nosso intuito é construir um país sustentável”, complementou Marcello Brito, presidente da Abag.”

 

ClimaInfo, 4 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar