Negacionista da Embrapa recebe recursos destinados a combater a desertificação

4 de dezembro de 2019

No reduzido orçamento do ministério do meio ambiente, havia R$ 1 milhão destinado a enfrentar a desertificação no semiárido nordestino. Como relata Renato Grandelle, d’O Globo, “cerca de 1.200 municípios da região semiárida sofrem com o aumento da temperatura e o esgotamento de recursos naturais, agravados pela escassez de chuvas. Há 200 mil km² de terras degradadas, uma área maior do que o Ceará, que, em muitos locais, é considerada imprestável para a agricultura. Entre as tarefas do MMA estão o incentivo a campanhas de reflorestamento, a proteção de matas ciliares, a recuperação da biodiversidade e a identificação de áreas prioritárias para a criação de Unidades de Conservação”. Mas o ministro Salles preferiu repassar ⅔ desses recursos para a Embrapa Territorial. Grandelle conversou com o professor Humberto Barbosa, da UFAL e membro do IPCC: “Não dá para fazer absolutamente nada com os R$ 340 mil restantes”, explica. “A região semiárida tem cinco grandes vulnerabilidades: mudanças climáticas, desertificação, desconhecimento sobre a biodiversidade, falta de governança e miséria. Precisamos de verba para tudo isso. São problemas que existem há décadas, mas que sofrem justamente pela falta de planejamento, porque só são tratados por medidas emergenciais.”

A Embrapa Territorial é dirigida pelo negacionista Evaristo de Miranda, consultor preferido da bancada ruralista e membro da equipe de transição de Bolsonaro no ano passado. Uma busca rápida no Google da ligação da Embrapa Territorial e de seu diretor com o tema da desertificação não encontrou nada.

 

ClimaInfo, 4 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar