Marinha continua sem provas sobre quem causou o vazamento de óleo

6 de dezembro de 2019

Após 3 meses, a Marinha diz não ter provas sobre responsável pelo derramamento de óleo que atingiu as praias do Nordeste. Nesse período, mais de 800 pontos já foram atingidos, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  O comandante de Operações Navais, Leonardo Puntel, afirmou que a investigação encontrou apenas “indícios”, em audiência no Senado realizada ontem. Dela participou a representante da Pastoral dos Pescadores, Ormezita Barbosa, que criticou uma medida provisória (MP) enviada pelo governo ao Congresso para oferecer auxílio emergencial no valor de R$ 1.996 a pescadores que atuem nos municípios afetados pelas manchas de óleo. A associação não concorda com o critério para a liberação do benefício, argumenta que o sistema de registro é “frágil e vulnerável” e que grande parte dos pescadores do litoral não estão inscritos. O secretário-adjunto de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, João Crescêncio, concordou que o Registro Geral de Pescadores “é um sistema falho que, com o decorrer dos tempos, não tem dado o cadastro necessário”.

Ormezita também questionou o valor e a temporalidade do auxílio: “O crime está ocorrendo há pelo menos quatro meses. As pessoas estão impedidas de trabalhar, estão sofrendo humilhação”, disse, defendendo que o valor de um salário mínimo é baixo e o período não é suficiente.

A notícia é do portal G1

Em tempo: Ontem na COP25, em Madri, foi lançado o vídeo da campanha de denúncia das mortes de animais causadas pelo vazamento. Resultante da parceria entre a INNOCEAN Worldwide Brazil com a Arayara, o Observatório do Petróleo e a 350.org Brasil, ele usa o humor para alertar: quanto menos o governo se esforça para conter o vazamento, mais animais morrem.

 

ClimaInfo, 6 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar